quarta-feira, 23 de março de 2011

QUARESMA 2011

PARÓQUIA DE SANTO ANTONIO – CANTOS PARA O TEMPO DA QUARESMA


01. Hino da CF 2011

1. Olha, meu povo, este planeta terra: / Das criaturas todas, a mais linda! / Eu a plasmei com todo amor materno,
Pra ser um berço de aconchego e vida. (Gn 1)

Nossa mãe terra, Senhor, / Geme de dor noite e dia. / Será de parto essa dor? / Ou simplesmente agonia?! / Vai depender só de nós! / Vai depender só de nós!

2. A terra é mãe, é criatura viva; / Também respira, se alimenta e sofre. / É de respeito que ela mais precisa! / Sem teu cuidado ela agoniza e morre.

3. Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos... / Que a fome mata e a miséria humilha. / Eu sonho ver um mundo mais humano, / Sem tanto lucro e muito mais partilha!

4. Olha as florestas: pulmão verde e forte! / Sente esse ar que te entreguei tão puro... / Agora, gases disseminam morte; / O aquecimento queima o teu futuro.

02. Senhor, eis aqui o teu povo, / que vem implorar teu perdão; / É grande o nosso pecado, / porém é maior o teu coração.

1. Sabendo que acolheste Zaqueu, o cobrador, /e assim lhe devolveste tua paz e teu amor, / também, nos colocamos ao lado dos que vão / buscar no teu altar a graça do perdão.

2. Revendo em Madalena a nossa própria fé, / chorando nossas penas diante dos teus pés, / também, nós desejamos o nosso amor te dar, / porque só muito amor nos pode libertar.

3. Motivos temos nós de sempre confiar, / de erguer a nossa voz, de não desesperar, / olhando aquele gesto que o bom ladrão salvou, / não foi, também, por nós, teu sangue que jorrou?

03. Converter ao Evangelho, / Na palavra acreditar, (Mc 1,15) / Caridade e penitência, / Quem as cinzas abraçar. / Não esqueças: somos pó / e ao pó vamos voltar.:/Gn 3, 19

2. Não as vestes, mas o peito / O Senhor manda rasgar. / "Jejuai, mudai de vida... / Em sua face a chorar." (Jl 2, 12-13) / /:Não esqueças: somos pó / E ao pó vamos voltar.:/ (Gn 3, 19)

3. Quão bondoso é nosso Deus, / Inclinado a perdoar. / Quem dos males se arrepende, / Compaixão vai encontrar. / /:Não esqueças: somos pó / E ao pó vamos voltar.:/

4. Chora e diz o sacerdote / Entre a porta e o altar: (Jl 2,17) / "Pela vida do meu povo / Vão meus lábios suplicar." / /:Não esqueças: somos pó / E ao pó vamos voltar.:/

5. Convertei-vos, povo meu, / Do Senhor vamos lembrar. (Br 3,2) / Eis o tempo prometido, / As ovelhas vem salvar. (Jo 10,27-30) / :Não esqueças: somos pó / E ao pó vamos voltar.:/

04. Fala assim meu coração: / "Vou buscar a tua face!" /:Senhor, o teu semblante / não me escondas, não!:/

1. És, Senhor, o meu abrigo, / Segurança e proteção, / Tenho os olhos em ti fixos, / Minha rocha e salvação. / Vê meu coração contrito, / Vem, me guie a tua mão.

2. Da maldade, vem, me livra, / Tira-me da perdição. / Teu semblante é minha luz, / É farol na escuridão. / Em teu coração encontro / Só bondade e compaixão.

3. A ti peço uma só coisa: / Em tua casa habitar / Cada dia de minha vida, / E o teu amor provar! / Cantarei, então, pra sempre / Ó meu Deus, o teu louvor! /

05. Lembra, Senhor o teu amor fiel para sempre! / Que os inimigos não triunfem sobre o povo! / De suas angústias, ó Senhor, livra tua gente!

1. Senhor, meu Deus, a ti elevo a minha alma, / Em ti confio: que eu não seja envergonhado. / Não se envergonhe quem em ti põe sua esperança, / Mas, sim, quem nega por um nada sua fé!

2. Mostra-me, Senhor os teus caminhos, / E faz-me conhecer a tua estrada! / Tua verdade me orienta e me conduza, / Porque és o Deus da minha salvação!

3. Recorda, Senhor meu Deus tua ternura / E a tua compaixão que são eternas. / Não recordes meus pecados quando jovem, / Nem te lembres de minhas faltas e delitos.

4. O Senhor é piedade e retidão, / E reconduz ao bom caminho os pecadores. / Ele dirige os humildes na justiça, / E aos pobres ele ensina o seu caminho.

5. Verdade e amor são os caminhos do Senhor / Para quem segue sua aliança e seus preceitos. / Ó Senhor, por teu nome e tua honra, / Perdoa os meus pecados que são tantos. /

06. Misericórdia, Senhor, misericórdia!

Senhor, escuta o lamento / E tem de nós compaixão. / Ao povo dá novo alento, / A tua graça e perdão.


07. Salmo Responsorial (1º Domingo) Piedade, ó Senhor, tende piedade, Pois pecamos contra vós! - Salmo 51(50)

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! / Na imensidão do vosso amor, purificai-me! / Do meu pecado, todo inteiro, me lavai / E apagai completamente a minha culpa!

(2º Domingo) Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça. / Venha a vossa salvação! - Salmo 33(32)

(3º Domingo) Não fecheis, irmãos, o vosso coração, / Como outrora no deserto! - Salmo 95(94)

(4º Domingo) O Senhor é o pastor que me conduz: / Não me falta coisa alguma. - Salmo 23(22)

(5º Domingo) No Senhor é que se encontra o perdão, / Copiosa redenção. - Salmo 130(129)

(Ramos) Ó meu Deus e Pai, por que me abandonastes, / Clamo a vós e não me ouvis? - Salmo 22(21)

08. Glória e louvor a vós, / ó Cristo!

O homem não vive somente de pão, / mas de toda a palavra da boca Deus!

: www.portalkairos.net

09. (Ofert) Volta o teu olhar Senhor, e dá-nos teu perdão. / Bendito seja teu imenso coração!:/

1. Aceita, ó Deus Santo, a nossa oração. / Compadecido, olha para nós, Senhor. / Liberta nossas vida, te suplicamos / e andaremos para sempre em teus caminhos.

2. Acolhe, Deus bondoso, a nossa caminhada, / revivendo o teu amor pra sempre. / Confiantes aguardamos o teu perdão / e do mal seremos nós purificados.

3. Aceita o jejum e a nossa penitência / que revivemos neste tempo quaresmal. / Confirma-nos em teu amor grandioso, / Bendito sejas, Senhor Deus do universo!

10. (Ofert) Eis o tempo de conversão, /Eis o dia da salvação: / Ao Pai voltemos, juntos andemos. / Eis o tempo de conversão!

1a.Os caminhos do Senhor são verdade, são amor: / Dirigi os passos meus: em vós espero, Ó Senhor! / b. Ele guia ao bom caminho / quem errou e quer voltar: / Ele é bom, fiel e justo: / Ele busca e vem salvar. (Sl. 25)

2a. Viverei com o Senhor: / Ele é o meu sustento. / Eu confio, mesmo quando / Minha dor não mais aguento. / b.Tem valor aos olhos seus / meu sofrer e meu morrer: / libertai o vosso servo / e fazei-o reviver! (Sl. 116)

3a.A Palavra do Senhor / é a luz do meu caminho; / Ela é vida, é alegria: / Vou guardá-la com carinho. / b. Sua lei, seu mandamento / é viver a caridade: / Caminhemos todos juntos, / Construindo a unidade! (Sl. 119)

www.portalkairos.net

11. (Com) Nós vivemos de toda a palavra / Que procede da boca de Deus: /:A palavra de vida e verdade / Que sacia a humanidade.:/

1. Impelidos ao deserto / Retomamos a estrada / Que conduz ao paraíso, / Nossa vida e morada.

2. As prisões da humanidade / Assumidas pelo Cristo / São lugares de vitória, / Ele veio para isto!

3. O Senhor nos deu exemplo / Ao vencer a noite escura: / Superou a dor do mundo, / Renovando as criaturas.

4. Progredimos neste tempo / Conhecendo o Messias. / Ele veio para todos, / alegrando nossos dias.

5. Celebramos a memória / Do amor que ao mundo veio. / Junto dele venceremos / O inimigo verdadeiro.

6. Contemplamos nossa terra / Em mistério fecundada. / Flor e fruto são promessas / Ao findar a madrugada.

12. (Com) “Este é meu filho muito amado: /Escutai-o todos vós!” / Então o vosso coração se alegrará, / e sem vossos olhos brilhará a sua luz!

1. A beleza da glória celeste / Que a Igreja esperando procura, / Cristo a mostra no alto do monte, / Onde mais que o sol claro fulgura.

2. Este fato é nos tempos notável: / Ante Pedro, Tiago e João, / Cristo fala a Moisés e a Elias / Sobre a sua futura Paixão.

3. Testemunhas da lei, dos profetas / E da graça estando presentes, / Sobre o Filho, Deus Pai testemunha, /Vindo a voz duma nuvem luzente.

4. Com a face brilhante de glória, / Cristo hoje mostrou no Tabor / O que Deus tem no céu preparado / Aos que o seguem, vivendo no amor.

5. Da sagrada visão o mistério / Ergue aos céus o fiel coração. / E, por isso, exultante de gozo, / Sobe a Deus nossa ardente oração.

6. Pai e Filho, e Espírito Amor, / Um só Deus, vida e paz, Sumo Bem, / Concedei-nos por vossa presença / Esta glória no Reino. Amém!

13. Reconciliai-vos com Deus! / Em nome de Cristo rogamos, / Que não recebais em vão / Sua graça, seu perdão; / Eis o tempo favorável, / O dia da salvação!

1. Quem tem sede venha à fonte, / Quem tem fome, venha à mesa, / Vinho, trigo, leite e mel / Comereis, manjar do céu! / Vinde, vinde, e se me ouvirdes, / Vida nova vivereis, / Aliança nós faremos, / Minhas promessas cumprirei!

2. Um sinal de vós farei, / Das nações sereis o guia, / Chamareis os que estão longe / E virão todos um dia. / Ao Senhor vinde e buscai, / Pois se deixa encontrar, / Ao senhor vinde, invocai, / Pois tão perto ele está!

3. O mau, deixe sua maldade, / Pecador, deixe seus planos, / Ao senhor volte e verá / O perdão de seus enganos / Meu pensar não é o vosso, / Vosso agir não é o meu, / Tão distantes um do outro, / Quanto a terra está do céu!

4. Como a chuva cai do céu / E não volta sem molhar, / Sem encher de vida o chão, / Sem nos dar o trigo e o pão. / Assim faz minha palavra, / Nunca volta a mim em vão, / Sem fazer minha vontade, / Sem cumprir sua missão!

5. Partireis com alegria / E em paz caminhareis, / Pelos montes, pelos bosques / Aclamados passareis... / Os espinhos do facheiro / Galhos de paudarco em flor, / O sertão verde canteiro, / Glória eterna ao Senhor!

14. Se conhecesses o dom de Deus, / Quem é que te diz: dá-me de beber, / És tu que lhe pedirias e ele te daria / D'água viva, sempre a correr!

Senhor, dá-me de beber, / Vem e me sacia, / Em tua fonte viva! / Senhor, dá-me de beber, / Vem e me sacia, / Nesta santa eucaristia!

2. Quem crê em mim, dentro de si, terá, / Meu espírito santo, fonte a jorrar, / Um rio de água viva, capaz de saciar, / A sua sede, sede de Deus!

15. Dizei Aos Cativos: Saí! / Aos que estão nas trevas: "vinde à luz!" / Caminhemos para as fontes, / É o senhor quem nos conduz! (bis)

1. Foi no tempo favorável / Que eu te ouvi, te escutei, / No dia da salvação / Socorri-te e ajudei. / E assim te guardarei, / Te farei mediador / D'aliança com o povo, / Será seu libertador!

2. Não terão mais fome e sede, / Nem o sol os queimará, / O senhor se compadece, / Qual pastor os guiará... / Pelos montes, pelos vales / Passarão minhas estradas, / E virão de toda parte / E encontrarão pousada.

3. Céus e terra, alegrai-vos, / Animai-vos e cantai; / O senhor nos consolou, / Dos aflitos se lembrou! / Poderia uma mulher / De seu filho se esquecer? / Inda que isso acontecesse, / Nunca iria te perder! /

“Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).

“Lembra-te que é pó e, ao pó hás de voltar (cf. Gn 3,19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário