quarta-feira, 23 de março de 2011

CANTOS PARA A QUARESMA E CF-2007

CANTOS PARA O TEMPO QUARESMAL E CF-2007


  1. Pregão Quaresmal

- João Batista clamou no deserto:/ “Preparai ao Senhor uma estrada,/ eis que o reino de Deus está perto,/ escutai, geração transviada!”

Mudai de vida, mudai!/ Convertei-vos de coração!/ fazei a vontade do Pai,/ amai, servi aos irmãos,/ fazei a vontade do Pai,/ lutai por um mundo de irmãos;/ fazei a vontade do Pai,/ o chão é de todos e o pão!

- Jesus Cristo, o Filho de Deus,/ batizado por João no Jordão,/ inaugura o reino do Pai/ co’este santo e solene pregão:

  1. Perdão (Misericórdia)

Misericórdia, Senhor,/ Misericórdia!/ Misericórdia!

Senhor, escuta o lamento/ e tem de nós compaixão./ Ao povo dá novo alento,/ a tua graça e perdão.

  1. Aclamação

Honra, Glória, poder e louvor,/ a Jesus, nosso Deus e Senhor!

1º. Domingo da Quaresma:

O homem não vive somente de pão,/ mas de toda palavra da boca de Deus!

  1. Ofertório (Uma só será a Mesa)

- Quando os pés, o chão, tocarem, para a dança começar. / Quando as mãos se entrelaçarem, vida nova há de brotar. / Toma, ó Pai, o amor perfeito pelo rio, a mata, a flor / Que o índio traz no peito: É louvor ao criador!

Uma só será a mesa, terra mãe será o altar. / O sustento, a natureza, em milagres vai nos dar! Ô, ô, ô, ô! Ô, ô, ô, ô! Ô, ô, ô, ô, Ô!

- Eis aqui, Senhor, as dores deste Cristo, povo irmão. / Sejam hinos, seus clamores, na defesa de seu chão. / Nova terra, nós sonhamos, onde todos têm lugar. / Os direitos nós buscamos: Vida, pão, respeito lar!

- Povos todos, terra inteira, te pertecem, ó Senhor! / Que os males e as fronteiras dêem lugar ao pleno amor.

  1. Santo

Santo, Santo Santo é o Senhor! (bis)

Ó Deus do universo, Deus nosso criador!

No céu, na terra brilha o esplendor!

De tua imensa glória, ó Deus nosso Senhor!

Bendito seja aquele que vem!

Aquele que vem vindo em nome do Senhor!

Hosana, hosana, hosana ao salvador!

Ò vem socorrer com teu imenso amor!

Ó vem nos libertar com teu imenso amor!

  1. Paz

Deus nos abençoe, Deus nos dê a paz!/ A paz que só o amor é que nos traz (bis).

- A Paz na nossa vida, no nosso coração/ e a benção para toda criação! (bis)

- A Paz na nossa terra, nas ruas, no país/ e a benção da justiça que Deus quis! (bis)

- A Paz pra quem viaja, a paz pra quem ficou/ e a benção do conforto a quem chorou! (bis)

  1. Comunhão (Quando invocar...)

Quando invocar, eu atenderei,/ Na aflição com ele estarei;/ Libertarei, glorificarei,/ Minha salvação eu lhe mostrarei!

- Tu que moras sob a sombra/ Do Senhor Onipotente,/ Lhe dirás em confiança:/ “Meu refúgio, meu batente,/ Só em ti é que confio”!/ E ele vem tão fielmente/ Te livrar do caçador/ E da peste inclemente.

- Vai cobrir-te com suas penas,/ Em suas asas tu te abrigas,/ O seu braço é teu escudo,/ Armadura em que te fias./ Não terás o que temer/ Nem de noite, nem de dia,/ Venha a flecha e o terror,/ Venha a peste, epidemia...

- Caiam mil junto de ti/ e dez mil bem ao teu lado,/ nada vai te atingir,/ não serás prejudicado.../ Com teus olhos hás de ver/ qual dos maus o resultado;/ no Senhor tens teu refúgio,/ nenhum mal terás passado!

- O Senhor mandou seus anjos/ pra teus passos vigiarem; / eles te sustentarão/ pra teus pés não tropeçarem.../ Os perigos mais temidos,/ sem temor, vais enfrentá-los;/ “Já que a mim se confiou,/ cuidarei de resguardá-lo!”

  1. Reconciliai-vos com Deus (II)

Reconciliai-vos com Deus!/ Em nome de Cristo, rogamos./ Que não recebais em vão/ sua graça, seu perdão;/ eis o tempo favorável,/ o dia da salvação!

- Quem tem sede venha à fonte,/ quem tem fome venha à mesa;/ vinho, trigo, leite e mel/ comereis manjar do céu!/ Vinde, vinde e, se me ouvirdes,/ vida nova vivereis,/ aliança nós faremos,/ minhas promessas cumprirei!

- Um sinal de vós farei,/ das nações serei o guia,/ chamareis os que estão longe/ e virão todos um dia./ Ao Senhor vinde e buscai,/ pois se deixa encontrar;/ ao Senhor vinde, invocai,/ pois tão perto ele está!

- O mau deixe sua maldade,/ pecador, deixe seus planos,/ ao Senhor volte e verá/ o perdão de seus enganos./ Meu pensar não é o vosso,/ vosso agir não é o meu;/ tão distantes um do outro/ quanto a terra está do céu.

- Como a chuva cai do céu/ e não volta sem molhar,/ sem encher de vida o chão,/ sem nos dar o trigo e o pão./ Assim faz minha palavra;/ nunca volta a mim em vão,/ sem fazer minha vontade,/ sem cumprir sua missão!

  1. Hino da CF-2007 (FINAL)

- Seja o verde o sinal da esperança, na Amazônia, rincão da aliança/ sem os males/ que gera a cobiça;/ Com o Cristo que tudo renova, haveremos de ver terra nova/ Nova terra/ onde reina a justiça!

Rios, lagos, florestas e povos, bendizei ao Senhor na canção,/ Bendizei ao Senhor na canção!/ É canção que constrói tempos novos/ nossa vida e missão neste chão! Nossa vida e missão neste chão!

- Os apelos de Deus pela vida, vêm na voz de Jesus que convida/ Ao convívio/ na diversidade./ Pelo pobre que se há de acolher, a Amazônia vai se converter/ Na Planície/ da fraternidade.

- Amazônia, levamos ao mundo, o clamor que se faz tão profundo/ Por justiça,/ trabalho e pão,/ Pela vida que se manifesta, pelos nossos irmãos da floresta/ Pela paz/ e evangelização.

- Amazônia, Amazônia, este canto nos ajude a enxugar todo pranto/ Deste solo/ tão forte e tão terno!/ E que a vida dos mártires seja novo sopro de vida na Igreja

E esperança/ de um mundo fraterno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário